Saneamento Básico

 


  • Gerenciamento do Programa de Ação Social em Saneamento – Fiscalização das Obras do Sistema de Esgotos Sanitários da Bacia Doa, Vila Paim, São Miguel e Vila Maria, em São Leopoldo/RS. Cliente: SAMAE/São Leopoldo. (882A)
  • Gerenciamento Geral do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara envolvendo os componentes Saneamento, Macrodrenagem, Resíduos Sólidos Urbanos, Programas Ambientais, Mapeamento Digital e Desenvolvimento Institucional. Cliente: CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos – RJ. (1165)
  • Gerenciamento da Operação dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Coleta e Destino Final de Esgoto do Município de Novo Hamburgo/RS, envolvendo Operação, Conservação e Manutenção dos Sistemas de Tratamento de Água, Reservação, Bombeamento e Distribuição de Água, Estação de Tratamento de esgotos, elevatórias, redes coletoras, interceptores e emissários de esgoto, incluindo o monitoramento do funcionamento do sistema. Cliente: Companhia Municipal de Saneamento – COMUSA – Novo Hamburgo/RS. (1135A)
  • Plano de Contingência de Curto Prazo para os Sistemas de Produção e Macro Distribuição da Região Metropolitana de Porto Alegre, envolvendo: Produção da Base Cartográfica, Execução de Cadastro técnico digital dos sistemas integrados, Modelagem e implementação de banco de dados, Diagnóstico da operação dos sistemas integrados utilizando os resultados calibrados da modelagem matemática, Elaboração do Plano de Contingência, Elaboração do Manual de Operação. Cliente: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN (1445)
  • Assistência Técnica para a Elaboração e Acompanhamento de Projetos do Programa de Desenvolvimento Operacional, envolvendo: Projeto de Macromedição do Sistema de Abastecimento de Água do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense; Concepção, gerenciamento da implantação e elaboração dos manuais de operação do Sistema Integrado de Prestação de Serviços de Atendimento ao Público (SIPSAP); Diagnóstico, gerenciamento e implantação do Plano de Micromedição; Elaboração, gerenciamento e implantação do projeto de Comercialização incluindo procedimentos comerciais; Adequação da estrutura funcional e dos procedimentos de faturamento e cobrança; Elaboração, gerenciamento e implantação do projeto de Cadastro de Consumidores; Estabelecimento e desenvolvimento de metodologia para gerenciamento através de indicadores representativos das atividades da Companhia. Cliente: CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos – RJ. (753)
  • Serviços Técnicos e Administrativos para o Funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água de Rio Grande/RS, envolvendo Apoio Administrativo, Operação, Manutenção, Controle Técnico e Operacional e Assessoria Técnica Especializada para o funcionamento do Canal Adutor de Rio Grande, Estações Elevatórias, Subestação rebaixadora e Estação de Tratamento de Água. Cliente: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN (586A)
  • Operação e Manutenção das Casas de Bomba da Zona Sul de Porto Alegre, abrangendo as casas de bomba CB-11 a CB-16, num total de 6 estruturas. Cliente: Departamento de Esgotos Pluviais – DEP, Prefeitura Municipal de Porto Alegre. (946)
  • Operação e Manutenção das Casas de Bomba das Zonas Sul, Norte e Centro de Porto Alegre, abrangendo 6 casas de bomba na Zona Sul, 6 casas de bomba na Zona Norte e 5 casas de bomba na Zona Centro, num total de 17 estruturas. Cliente: Departamento de Esgotos Pluviais – DEP, Prefeitura Municipal de Porto Alegre. (896)
  • Operação e Manutenção da Estação de Tratamento de Esgotos de Santa Maria/RS, compreendo a estação de bombeamento final e a subestação transformadora de energia elétrica. Cliente: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN (580)
  • Operação e Manutenção do Sistema Centralizado de Controle de Resíduos Sólidos – SICECORS, abrangendo: Execução das tarefas de  operação do sistema, incluindo a coleta, o transporte e a disposição ou a reciclagem dos resíduos sólidos oriundos das unidades industriais do Pólo Petroquímico do Sul, inclusive os do SITEL e da Refinaria Alberto Pasqualini e Execução das tarefas de manutenção geral, preventiva e corretiva, nas modalidades civil, elétrica, mecânica e de instrumentação das instalações e equipamentos existentes. Cliente: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN (837)
  • Operação e Manutenção das  Unidades Operacionais de Água e Esgotos da CAESB. Os serviços abrangeram: SPTE – Superintendência  de Operação,  Manutenção e Tratamento do Sistema de Esgotos, que compreende 28 Estações Elevatórias e 16 Estações de Tratamento de Esgotos; e SPOT – Superintendência de Operação e Tratamento do Sistema de Água, responsável pela operação de cinco Sistemas: Rio Descoberto, Santa Maria/Torto, Brazlândia, Sobradinho/Planaltina e São Sebastião, os quais são compostos de 27 mananciais de captação, 8 estações de Tratamento de Água, 9 Unidades de tratamento simplificado, 35 estações elevatórias (água bruta e tratada) e 25 poços profundos. Cliente: Companhia de Saneamento do Distrito Federal – CAESB (1128)
  • Serviços Técnicos Especializados de Leitura de Hidrômetros nos Municípios do Rio de Janeiro, Teresópolis e Região dos Lagos, localidades abrangidas pela superintendência Regional dos Lagos (SURLA), num total de 3.980.000 (três milhões novecentos e oitenta mil) leituras no período de 16 (dezesseis) meses. Cliente: CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos – RJ (847)
  • Planejamento do Programa de Otimização do Abastecimento de Água de Porto Alegre – PROGRAMA POA, com o objetivo de estruturar e organizar no DMAE os seguintes sistemas: Sistema de Planejamento, incluindo definição de limites operacionais e programação de obras e investimentos; Sistema de Controle Operacional, com a função de gerir o Sistema de Abastecimento; Sistema de Combate ao Desperdício, com a função de estudar índices de perda por setor, determinantes de perdas de água e energia elétrica. Foram avaliados também os seguintes: Sistema de Cadastro; Sistema de Macromedição; Sistema de Comunicações e Sistema de Telemetria que foram elaborados em consonância com os demais sistemas. Cliente: Departamento Municipal de Água e Esgotos – DMAE (558)
  • Plano Diretor de Drenagem de Belo Horizonte, compreendendo: Análise Integrada do Sistema de Drenagem de Belo Horizonte; Caracterização das Bacias Elementares; Cadastro do Sistema de Macrodrenagem; Caracterização Estrutural da Rede de Macrodrenagem envolvendo um Plano de Ação para reabilitação estrutural da rede existente e um Programa Permanente de Diagnóstico e Manutenção Estrutural; Cadastro do Sistema de Microdrenagem; Implementação do SIG-SUDECAP envolvendo a importação da base de dados existente, inserção dos dados provenientes do cadastro de micro e macrodrenagem, criação de interfaces e modelos de estruturas padronizadas, a partir do padrão SUDECAP. Cliente: Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP (1124)
  • Plano Diretor de Água e Esgoto do Distrito Federal, compreendendo a Caracterização da Área de Estudo, Estudos Populacionais e de Demandas de Água e de Vazões e Cargas de Esgotos; Seleção de Mananciais de Abastecimento de Água, Estudos de regularização de vazões em barragens; Formulação de Alternativas de abastecimento; Modelagem Matemática de qualidade das águas dos mananciais e corpos receptores de esgoto, nos cenário atual e futuro; Análise dos Aspectos Sócio-Jurídico-Institucionais Análise dos Aspectos Ambientais e de Qualidade da Água; Avaliação dos Custos de implantação e operação das diversas Alternativas formuladas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; Análise Socioeconômica das alternativas, com aplicação do Modelo de Avaliação Multicritério; Estudos Hidroenergéticos do aproveitamento para geração de energia nos barramentos considerados nas alternativas de reservatório de regularização para abastecimento de água; Sistema de Informações Geográficas (SIG). Cliente: Companhia de Saneamento do Distrito Federal – CAESB (1174)
  • Plano Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário para a Região Metropolitana de Porto Alegre, compreendendo: Avaliação da Demanda Urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre; Avaliação das Contribuições ao Sistema de Esgotamento Sanitário na RMPA; Influência das cargas poluidoras no Abastecimento de Água na RMPA – Corpos receptores; Montagem de Soluções para Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da RMPA; Soluções para Esgotamento Sanitário da RMPA; Diretrizes Gerais para soluções recomendadas. Cliente: Fundação Metropolitana de Planejamento – METROPLAN (447)
  • Estudo de Concepção de Água e Anteprojeto do Complexo Itambi, compreendendo captação, produção, reservação e distribuição, no Município de Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro, para uma população beneficiada de 5.068.000 habitantes. Cliente: CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos – RJ (663)